Turismo

TURISMO EM CORONEL JOSÉ DIAS - PI

...

 O município de Coronel José Dias foi criado em 1992 e possui enorme potencial turístico, pois 70% da área aberta à visitação do Parque Nacional Serra da Capivara fica no seu território.

A cidade é contemplada por belas paisagens naturais e fica localizada no entorno imediato do parque, além de ter um povo hospedeiro que recebe muito bem o visitante. O município vem se preparando para se transformar no maior polo turístico da região.                                                                                                                                             O Parque Nacional Serra da Capivara tem a maior estrutura para visitação do Brasil, sendo considerada a maior coleção de arte rupestre ao ar livre do mundo, são mais de 600 sítios arqueológicos. São registros de ocupação humana que, segundo estudos de arqueólogos e antropólogos, pode chegar até a 100 mil anos de antiguidade. Por sua importância, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

                                                                                                                                                                                                                                   

O município de Coronel José Dias – PI, pelo privilégio da sua localização é o mais próximo do PARNA, por isso tem no turismo uma grande oportunidade de desenvolvimento. O turismo local tem vários aspectos já sendo explorado, como o turismo de pesquisa científica, o turismo de estudos da pré-história, turismo de aventura. Assim como outros aspectos que ainda podem ser desenvolvidos, como a abertura dos serrotes das caeiras para visitação e o turismo rural. Junto a tudo isso, existe as atividades ligadas ao turismo, como o artesanato, seja em madeira, barro, vegetais ou tecidos.

O município dispõe de ótimas recomendações de hospedagens com a melhor estrutura da região para aqueles que querem descansar, curtir a natureza, fugir do movimento das grandes cidades e ficar hospedado no entorno do parque.

A capacidade de visitação do Parque Nacional Serra da Capivara é de dois milhões de turistas por ano, pois possui uma grande infraestrutura de acesso, circuitos e sítios arqueológicos abertos a visitações com acessibilidade, guaritas de entrada com guardas permanentes, rádio, toaletes, lojas, museu, centro de visitantes, lanchonete, estacionamento, placas indicativas e setas ao longo dos circuitos.

Portanto, o turismo é uma das principais potencialidades a ser explorada no município, visto que temos um “museu a céu aberto” de grande importância para a ciência e cultura, a nível local, regional e mundial.

A SETUR, Secretaria de Turismo de Coronel José Dias – PI está trabalhando, cada vez mais, para desenvolvimento do turismo local no município. 

Secretaria de Turismo de Coronel José Dias - PI